A avaliação psicológica visa analisar, observar e compreender os sentimentos, emoções, pensamentos e atitudes do ser humano a partir da queixa. Pode ser realizada em crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais através da utilização de técnicas e instrumentos específicos de profissionais com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Após o período de avaliação é realizada a sessão de devolutiva com o paciente e/ou familiares para então direcionar as intervenções.
As indicações mais comuns estão em lidar com as próprias emoções, dificuldades de socialização ou no ambiente familiar, sintomas de ansiedade e depressão, fracasso escolar, início ou transição de carreira (orientação vocacional), preparação para cirurgias (bariátrica, vasectomia, laqueadura, redesignação sexual ou transgenitalização), porte de armas, licença para dirigir ou operar máquinas perigosas.
Acompanhamento semanal com o intuito de promover a reflexão acerca dos processos psíquicos individuais e no relacionamento com o outro, incentivando o autoconhecimento e desenvolvimento social. Aqui na NeuroFly é realizado no mínimo uma vez por semana durante 50 minutos de maneira ética e personalizada sempre respeitando as normas estabelecidas pelo código profissional.
No caso de crianças e adolescentes, o atendimento contemplará também a orientação aos pais e responsáveis, contato com a escola e outros profissionais que também fazem parte do acompanhamento do paciente.
Ela é sempre realizada por psicólogos com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP) que dedicam a sua vida profissional a estudar os mecanismo psicológicos, cognição, personalidade, etc.
É a investigação das funções cognitivas (atenção, memória, linguagem, praxia, gnosia e funções executivas) e a influência no comportamento humano realizada através da aplicação de testes psicométricos e observação clínica. É comum a indicação de hipóteses diagnósticas na análise médica de síndrome e transtornos como o TEA, TDAH, lesões cerebrais, demências e o impacto nos casos psiquiátricos como ansiedade, depressão, bipolaridade, entre outros.
O processo ocorre em várias sessões, sendo a primeira denominada anamnese, pois refere-se à coleta de informações sobre o histórico de vida do paciente, queixas e observação clínica.
Posteriormente são realizados testes cognitivos e projetivos e por fim é realizada a sessão de devolutiva para explicar o que foi avaliado, discutir e orientar com o paciente/família os encaminhamentos para intervenção.
Costumeiramente apelidada de montagem de quebra-cabeças pela Neuropsicológica Zaira Raquel, esta avaliação precisa analisar várias áreas que envolvem o paciente (histórico de vida e escolar, psicodinâmica individual e familiar, desempenho cognitivo e emocional, contato com outros profissionais) e com isso, traçar o perfil neuropsicológico indicando as facilidades e dificuldades do indivíduo para então verificar se existe a possibilidade de estar relacionado a algum transtorno ou doença.
Área que trabalha com os aspectos da comunicação oral e escrita e a sua influência na parte social do ser humano. Envolve a avaliação, habilitação e reabilitação da fala/voz e audição desde a infância até a fase adulta em casos de atrasos de linguagem como em lesões cerebrais ou deglutição, troca de letras e transtornos de aprendizagem com o a dislexia, neurodesenvolvimento como o TEA ou TDAH.
Os fonoaudiólogos são profissionais formados e precisam do registro pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia para atuarem de maneira ética. Eles desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas que apresentam dificuldade na comunicação.
Atendimento especializado para investigar, reconhecer e tratar as causas de baixo rendimento escolar e transtornos de aprendizagem auxiliando na superação de bloqueios e treino de funções cognitivas e psicomotoras. A atuação do psicopedagogo envolve também a orientação familiar e escolar na criação do PEI (Plano de Ensino Individualizado), adaptações curriculares e de materiais para promover a autoconfiança no aprendizado e prevenção de perdas.
Diferente do reforço escolar, o psicopedagogo busca estratégias específicas com atividades personalizadas para cada paciente e tipo de dificuldade promovendo métodos eficazes da aprendizagem.
Especialidade médica que realiza o diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação dos transtornos mentais em geral através da escuta clínica e uso de medicações, além da participação em equipe multidisciplinar.
Existem várias áreas em que o médico psiquiatra pode atuar como clínica geral adulto e idoso, infantil, forense por exemplo. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, as funções do psiquiatra incluem:
A psicanálise é uma abordagem terapêutica profunda e complexa, que visa explorar as camadas mais profundas da mente humana, revelando padrões inconscientes e promovendo a compreensão e a resolução de conflitos emocionais. Ela tem sido uma influência significativa na psicologia clínica e na compreensão da natureza humana.
Alguns pontos-chave sobre a psicanálise: